Sobre

 

Corpos Visíveis: arte e diversidade é uma mostra de multilinguagens artísticas sobre diversidade de gênero e sexual. Em sua primeira edição, trouxe cinema, teatro, fotografia, moda, música, performance, debates e esportes ao Parque Madureira, na zona norte carioca, e à Fundição Progresso, no bairro da Lapa, entre os dias 08 e 10 de junho de 2018. Os temas centrais dos trabalhos foram a diversidade, o combate ao machismo e à LGBTfobia. Durante três dias intensos de atividades gratuitas, a “Corpos Visíveis” promoveu o diálogo público sobre os temas abordados através da convivência com o diverso e a diversão garantida para toda a família. Diversidade, encontro, criação coletiva, acessibilidade, democratização do diálogo, economia colaborativa e arte independente foram os ingredientes desta linda celebração à vida e à resistência. 

 

A mostra conta com seleções nacionais de fotografia e curtas-metragens independentes que integram a programação, utilizando a arte como ferramenta para falar sobre os índices assustadores de violência de gênero e sexual do nosso país, levantando o debate e buscando soluções.

 

Seguimos!

 

SÁBADO 09/06

10h às 13h - DRAMATURGAY / Peter Franco


Workshop Processos da autobiografia e escrita no teatro documental

O autobiográfico, o teatro documental e a construção de nossas próprias narrativas LGBTQI+. A oficina será conduzida a partir das seguintes questões: de que modo as narrativas pessoais podem ser contadas, escritas, faladas e quais são as relações e os motivos do seu silenciamento.

10h às 13h - CORDEL DISSIDENTE - Tertuliana Lustosa

A Oficina parte de uma introdução teórica sobre a história e as origens da literatura de cordel e a produção de um verso de poesia de cordel numa estrutura tradicional e
outra num estilo totalmente livre. A segunda parte do curso é a confecção de
xilogravuras.



DOMINGO 10/06

11h às 12h30 - STILLETO HELL | Marcos Aprigio

Street Jazz com Salto Alto

A oficina potencializa e explora a feminilidade a partir do salto alto.

13h30 às 15h - VÍDEO DANCE | Marcos Aprigio

Street Dance Comercial

A oficina utiliza a linguagem comercial pop para criar um registro audiovisual como
resultado, um clipe artístico elaborado pelos alunos a partir dos passos de dança.

15h às 18h - CÍRCULO DE MULHERES | Manu Shanta


Acolhendo e reconhecendo o Ser feminino que habita em mim. Honrando a minha força mulher.

Círculo de trocas e reconhecimento sobre o feminino e o papel da mulher na história, da ascensão, queda e resgate da força feminina. Empoderamento pessoal e de todas as mulheres formando uma teia de sororidade e acolhimento.

 
Inscrições Encerradas

Cine Diversidade: gênero e sexualidade no cinema

Sessão Especial

A Cine Diversidade: gênero e sexualidade no cinema é uma mostra de curtas-metragens brasileiros, independentes, realizados com pouco ou nenhum patrocínio, sobre os temas da diversidade de gênero e sexual.

 

Neste ano de 2018, ela estará presente, em sessão especial, na programação da Mostra Corpos Visíveis. Um espaço de debate sobre liberdade, diversidade e igualdade de gênero e sexualidade, com exibição de curtas nacionais, estimulando também a visibilidade da produção do cinema brasileiro de guerrilha.

Ao inscrever seus filmes nesta seleção, os candidatos aceitam as cláusulas e condições presentes em seu regulamento. Autorizam, ainda, a exibição completa ou em parte do(s) filme(s) enviado(s) à mostra.

TAPA: Feira de Moda Afirmativa, Cultura e Arte

A “TAPA: Feira de Cultura e Moda Afirmativa” será um espaço de encontro entre a arte, a cultura, os produtores independentes e o público. A TAPA é uma iniciativa para quem acredita na moda, na criação, na cultura e no empreendedorismo como um modo de afirmar sua identidade e fortalecer as lutas LGBTQIA e feministas. Com 12 expositores diversos, DJs, Slam das Minas, Karaokê das Bixas PRETAS, Mulheres de Buço e desfile performático a “TAPA” irá ocupar, durante a Corpos Visíveis, o conhecido espaço das feiras no Parque Madureira.

A “TAPA” será um “tapa” de alerta sobre o respeito às diversidades e suas formas de expressão. O evento está pautado na empatia como forma de combate à LGBTfobia e ao machismo e no respeito à pluralidade de gêneros. “TAPA”, que significa “Tenha Amor Para Amar”, vê no amor ao próximo o caminho para o olhar empático sobre o outro.

Confira a lista de selecionadxs:

Concurso Fotográfico Estética do Invisível

 

Arte urbana, fotografia e diversidade expostas em lambe-lambes. Essas são as bases para criar a “Estética do Invisível”, concurso e exposição de fotografias sobre as temáticas de gênero e diversidade sexual. Ao todo serão escolhidas 15 fotografias, com classificação etária livre, para compor a exposição que acontecerá no Parque Madureira, durante a Mostra Corpos Visíveis, e também em lambe-lambes, nos quatro cantos da cidade do Rio. O concurso é aberto a pessoas residentes em todo o território nacional e cada participante poderá enviar até 3 fotografias, a serem escolhidas no total ou em parte pela comissão julgadora.

 

Ao inscrever suas fotografias neste concurso, os candidatos aceitam as cláusulas e condições presentes em seu regulamento. Autorizam, ainda, o uso e a exposição da(s) fotografia(s) enviada(s) ao concurso. 

 

Feira TAPA

 

ColetivA de livre expressão de afetos

A DELAS é uma coletivA de produção cultural e cinema que acredita no protagonismo da mulher como ferramenta de empoderamento e transformação social.

Nasce do encontro de três mulheres com experiências e conhecimentos diversos, que se potencializam por meio das redes de colaboração e realizações artísticas que produzem. Seu trabalho está intrinsecamente ligado a questões sociais, de gênero e respeito às diversidades.

https://karinadeabreu.wixsite.com/coletivadelas

 

A Fabriqueta é um coletivo formado por artistas mobilizados pela pesquisa e criação cênica e audiovisual. Presta serviços nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

http://www.fabriqueta.art.br/

May Ximenes

Mobilizadora de Platéia

Dandara Vital

Mobilizadora de Platéia

Luciana Vasconcellos

Apresentadora

Karla Suarez

Diretora de Produção

Sophia Prado

Produtora Executiva

Karina de Abreu

Coordenadora de Comunicação

Estrela Gutiérrez

Assistente de Produção

Gisele Motta

Assistente de Produção

Priscila Rodrigues

Social Media

Joana Pinheiro

Assistente de Produção

Natália Alvim

Produção Audiovisual

Biancka Fernandes

Performer

Analu Menezes

Designer Gráfica

Tertuliana Lustosa

Oficineira

Gustavo Serra

Assessor de imprensa

Carlos Marra

Produtor

Igor Souza

Produtor

Bernardo Gomes

Fotógrafo

Marcelo de Brito

Produtor

Evelym Gutiérrez

Fotógrafa Expositora

Bruno Coelho

Produtor

Calí dos Anjos

Motion Designer

Renan Fragale

Produtor

Jéssica Castro 

Advogada

Roberta Holiday

Assistente de Produção

Maíra Barillo

Fotógrafa

Peter Franco

Oficineiro

 
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon